A TRILHA SONORA DE UM BAIRRO

Créditos

 

Produção: Na Real Cultural
Roteiro e Direção: Betinho Celanex e Danilo Custódio

Produção Executiva: Cássia Hauari

Em pré-produção (paralisado)

Previsão de lançamento: 2021

Audiovisual, Curta metragem

Documentário / 15'

Paraná / Brasil

Livre

Sinopse

 

A Cidade Industrial ferve através da realidade contemporânea de moradores e artistas do rap local, expondo sua maneira de se relacionar e de se expressar. O filme abordará como esses jovens do presente e do passado encaram/encaravam os problemas de violência e abandono social que fazem/fizeram parte do seu cotidiano. Queremos refletir sobre o passado para entendermos o quanto evoluímos socialmente hoje e o quanto poderemos evoluir ainda mais no futuro.

Apresentação

A trilha sonora de um bairro é um mergulho social, cultural e político pelas regiões da Cidade Industrial de Curitiba. Trata-se de um filme documentário de curta metragem que pretende abordar o RAP da periferia partindo da música CIC, do grupo J.A.C., que se popularizou entre os jovens e adultos da região. A música foi escrita, produzida e gravada há 16 anos e, embalada por um beat pesado e constante, sem muita variação, dá a letra logo no refrão inicial: “CIC... cidade industrial. A cidade, o medo do mal. Muita agonia, caos no gueto. E na periferia você é só mais um suspeito”.

Essa letra se tornou um hino e reverberou forte dentro de muita gente que vivia aquela realidade, uma vez que aborda as sensações geradas pelos problemas sociais que os moradores de qualquer periferia brasileira enfrentam no seu dia a dia. A letra percorre alguns bairros da Cidade Industrial da capital paranaense e narra problemas de violência, descaso e abandono. É assim que se expressaram aqueles jovens artistas nascidos e crescidos na CIC, que optaram por mandar o papo através do rap.

Estágio do projeto

A produção do curta metragem foi contemplada pelo edital 038/2017 da Fundação Cultural de Curitiba e a captação integral dos recursos terminou em dezembro de 2019. Nosso cronograma previa a produção e o lançamento do filme em 2020, mas diante do contexto de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, paralisamos as atividades ainda na pré-produção, com expectativa de retorno dos trabalhos no primeiro semestre de 2021.

A trilha sonora de um bairro 1
A trilha sonora de um bairro 2
A trilha sonora de um bairro 3
A trilha sonora de um bairro 4
A trilha sonora de um bairro 5
A trilha sonora de um bairro 6
A trilha sonora de um bairro 7
A trilha sonora de um bairro 8
A trilha sonora de um bairro 9
A trilha sonora de um bairro 7