Sinopse

 

É nos canais de vídeos da internet que a pequena Lidiane, de 11 anos, vê a possibilidade não só de aprender coisas novas, mas também de se expressar. Esta intensa relação com a tecnologia, juntamente com outros comportamentos, lança aos pais da garota uma série de novos desafios que precisam ser vencidos.

ORAÇÃO DE MENINA

Créditos

Produção: Na Real Cultural
Roteiro e Direção: Angélica Rodrigues

Projeto e Produção: Danilo Custódio

Produção Executiva: Cássia Hauari

Em desenvolvimento

Previsão de lançamento: 2020

Audiovisual, Curta metragem

Fição / 15'

Paraná / Brasil

Livre

Apresentação

Uma criança evangélica entrando na pré-adolescência protagoniza um conflito emocional típico correspondente a essa fase da vida, quando começa a questionar algumas das regras que lhe são impostas por sua família. Oração de Menina é um projeto para realização de um curta-metragem de ficção com duração aproximada de 15 minutos, para estabelecer um diálogo não apenas com as crianças, mas também com os pais, estimulando um debate acerca da socialização feminina dentro de ambientes moralmente rígidos.

Maria das Dores Campos Machado, pesquisadora da UFRJ, relata em seu livro “Carismáticos  e Pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar”, que estes campos religiosos e de intensa rigidez moral, em especial o pentecostal, acabam por reforçar “as tradicionais atitudes de abnegação e sacrifício, características do padrão patriarcal de relacionamento familiar”. No atual momento que vivemos, onde o protagonismo feminino vem ganhando cada vez mais espaço, os costumes desses grupos religiosos parecem caminhar no sentido oposto, uma vez que exercem um controle desmedido sobre as liberdades das mulheres.

Nosso objetivo é promover uma reflexão acerca de como acontece a socialização feminina em ambientes moralmente machistas e rígidos, em um recorte de representação que retrata o seio familiar cristão-evangélico. Essa socialização está personificada na protagonista Lidiane, que se depara com alguns conflitos sociais que atingem a massiva maioria das garotas de sua idade, como a vaidade e a busca pela felicidade por meio de expressões que a sociedade conservadora reprime. Trata-se de uma abordagem sensível com o único objetivo de provocar reflexão acerca das relações familiares, sem agredir ou ofender nenhum credo.

Estágio do projeto

Estamos desenvolvendo um novo tratamento do roteiro e reformulando o projeto, que já passou por alguns editais.

Oração de Menina - Ref1
Oração de Menina - Ref2
Oração de Menina - Ref3