PIXO NA CIDADE MODELO

 

Créditos

Produção: NA REAL CULTURAL
Roteiro e Direção: Willian Germano

Sinopse

 

“Pixo na cidade modelo” é um projeto para realização de um filme documentário que abordará como tema central as manifestações de pichação pela cidade de Curitiba, partindo de uma investigação acerca suas características estéticas, sua relação com a criminalidade e também com as outras intervenções urbanas, além de refletir sobre as políticas de repressão que atualmente vigoram no município. Para isso, pretendemos entrevistar agentes da lei, sociólogos, pesquisadores das artes visuais e pichadores.

Em pré-produção (paralisado)

Previsão de lançamento: 2021

Audiovisual, Curta metragem

Documentário / 15'

Paraná / Brasil

Livre

Apresentação

O foco serão as intervenções consideradas como pichação e também aquelas denominadas como grafitti. A ideia é possibilitar ao espectador uma compreensão mais horizontal do universo pesquisado, através do entendimento da lógica operante desse sistema e de sua relação com o espaço urbano. Queremos descobrir qual é a relação do picho com a propriedade privada, esclarecer o que é legal e ilegal nessa prática e investigar a real motivação por trás desses atos.

 

Willian Germano, que é o roteirista e diretor desse projeto, vem pesquisando e arquivando imagens de diversas ações de pichação pela cidade de Curitiba e região metropolitana desde 2012. Um pequeno fragmento desse acervo já foi utilizado para compor seu primeiro curta, intitulado "Grito Escrito", lançado em 2013 e premiado nas categorias de “Melhor Filme de Documentário” e “Melhor Direção de Documentário” durante o 1º FESTCINE - Festival de Cinema Curta Pinhais. Agora, Willian busca dar sequência à seu objeto de pesquisa em “Pixo na cidade modelo”.

Estágio do projeto

A produção do curta metragem foi contemplada pelo edital 038/2017 da Fundação Cultural de Curitiba e a captação integral dos recursos terminou em dezembro de 2019. Nosso cronograma previa a produção e o lançamento do filme em 2020, mas diante do contexto de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, paralisamos as atividades ainda na pré-produção, com expectativa de retorno dos trabalhos no primeiro semestre de 2021.