REFÚGIO

Créditos

Produção: NA REAL CULTURAL
Produção Executiva: Cássia Hauari

Roteiro: Cipriano Wiski

Direção: Danilo Custódio

Sinopse

 

Hassan é um triatleta sírio refugiado no Brasil e Ana uma jornalista de esportes. Ele treina como pode para voltar a competir e ela encontra nele sua nova matéria. Suas realidades se completam, mas a diferença da língua atrapalha o diálogo. Com a ajuda da tecnologia, essa barreira é quebrada e nasce uma amizade. Para ele, vencer em uma competição profissional é a única forma de conseguir dinheiro para trazer o irmão mais novo, que continua na Síria vivendo os horrores da guerra. Mas para competir, Hassan precisará de uma bicicleta.

Em desenvolvimento

Previsão de lançamento: 2022

Audiovisual, Longa metragem

Ficção / 90'

Paraná / Brasil

Livre

Apresentação

 

Refúgio é um projeto em desenvolvimento para realização de um longa metragem de ficção que abordará a questão da imigração através do esporte, problematizando as relações humanas através do diálogo entre culturas diferentes. A intenção é provocar o espectador à reflexão acerca do papel do indivíduo na questão da imigração, uma vez que esse tema tem gerado muita polêmica por conta das recentes ondas de violência por diferenças mundo afora, colocando-nos na condição de enxergar nossa própria falta de humanidade, de incentivo ao diálogo e de amor ao próximo.

Mesmo no Brasil, país formado por uma multiculturalidade que fascina seus visitantes, torna-se relevante incentivar o aprofundamento das reflexões sobre a imigração considerando as manifestações de intolerância que ganham cada vez mais espaço nas redes sociais. E se observamos com um pouco mais de atenção, perceberemos que mesmo as intolerâncias fora do contexto da imigração acabam sendo provocadas pelas diferenças, sejam elas religiosas, culturais ou políticas. Para aproximar o público dessa discussão, decidimos ambientar a história de Hassan no contexto esportivo do Triathlon. Trata-se de um dos esportes mais populares do mundo, símbolo de uma vida mais plena e saudável, através da prática universal de correr, nadar e pedalar.

Estágio do projeto

 

Ainda estamos trabalhando nas primeiras versões do roteiro, buscando espaço em programas de financiamento para Desenvolvimento de Roteiros e em Laboratórios de Roteiro.

refúgio-ref1
refúgio-ref4
refúgio-ref2
refúgio-ref3
triathlon