VALE DA LUA

Créditos

Título: Vale da Lua

Produção: Na Real Cultura.

Criação: Cipriano Wiski.

Desenvolvimento: Cássia Hauari, Cipriano Wiski e Danilo Custódio.

Em desenvolvimento

Previsão de lançamento: 2022

Série

Ficção / 6 ep. de 52'

Curitiba / Paraná / Brasil

12 anos

Sinopse

Na pequena cidade de Alto Paraíso, lágrimas de sangue vertem dos olhos da imagem da santa padroeira. A notícia do acontecimento se espalha rapidamente, atraindo romeiros de todos os cantos do país. Padre Miguel, um especialista em desmascarar falsos milagres, é enviado para investigar o caso. E descobre que nesse lugar rodeado pelo místico e pelo fantástico, o único caminho é o reencontro com a própria fé. Em meio às investigações, envolvendo-se nas intrigas políticas e religiosas da região, Miguel também descobre que o impalpável muitas vezes se volta contra nós, nesse lugar onde as lendas se desprendem de nossos pesadelos e tocam o chão.

Apresentação

Lembra de qual era seu maior medo? Medo ancestral do que não podemos ver, de histórias e seres que assombraram a infância de gerações. Lembra? Vale da Lua é sobre olhar diretamente para a escuridão e finalmente ver o que está ali, escondido. E enfim voltar a acreditar no que sempre pensamos ser irreal.

Uma pequena cidade esquecida pelo tempo. A ganância do homem quebrando a barreira da realidade. Um milagre e mortes inexplicáveis. Mitos e lendas que se materializam. Crenças e religiões que se encontram. Um padre sem fé que confronta uma alma amaldiçoada pela luxúria, pelo pecado e com sede de vingança.

Trata-se de uma série onde as histórias e seres do folclore brasileiro resgatam seu real propósito e revelam seu lado mais sombrio. Vale da Lua é um lugar onde fé e folclore se misturam no cotidiano das pessoas. A região é composta por algumas fazendas e pela cidade de Alto Paraíso, onde a ganância humana é alimentada pela riqueza extraída dos garimpos, que consome pouco a pouco a natureza do Vale. Estamos propondo uma obra de ficção seriada que abordará como tema central as lendas urbanas, a mitologia e o folclore brasileiro. Nessa primeira temporada, a trama segue um único arco dramático dividido em 6 episódios de 52 minutos cada.

Nossas referências estéticas e de estrutura narrativa são obras que abordam o misticismo e o fantástico pela ótica da investigação, do sombrio e do mistério, como em “Princesa Mononoke” (1997), de Hayao Miyazaki; “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” (1999), de Tim Burton; “Supernatural” (2005), de Eric Kripke; “Arquivo X” (1993), de Chris Carter; “O Labirinto do Fauno” (2006), de Guillermo del Toro; e “Pantanal” (1990), de Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. Como nosso objetivo é o de criar um produto que explore o folclore popular brasileiro, buscamos na literatura de Monteiro Lobato e Walcyr Carrasco muitas referências narrativas.

Estágio do projeto

A produção de um teaser/promo da série, no formato de curta metragem, foi contemplada pelo edital 040/2017 da Fundação Cultural de Curitiba. O filme estreou em  maio de 2019 no BCN Fantasci-film fest, em Barcelona/ES, e de lá pra cá já circulou em mais de 30 festivais nacionais e internacionais, sendo exibido pelas Américas, África e Europa.

Na história do curta, que se passa 18 anos antes da série, os moradores de Alto Paraíso acreditam que um veado branco com olhos de fogo seja o responsável por aterrorizar a região, que vem registrando inúmeros casos de desaparecimentos ligados ao garimpo local. A lenda conta que o espectro animal que traz desgraça para quem o vê é “Anhangá”, que no tupi significa “alma velha”, um espírito indígena antigo que sempre vem para proteger a natureza quando ela se encontra no seu estado mais fragilizado.

Esse material audiovisual já produzido e anexado ao projeto Vale da Lua é uma maneira mais eficaz para ilustrar as características estéticas que buscamos na representação do universo da série. Tal iniciativa tem como objetivo proporcionar uma apresentação mais adequada desse projeto em encontros de negócio, aos possíveis investidores que procuram por novas histórias, novas ideias e novos olhares.

QcC7my8
outono-na-mata-atlc3a2ntica
b33c6e3ea614abb5f890bbdc0e20993f48263944
Gruta-do-Bacaetava-Foto-Face-da-Notícia5-620x330
p1320207
171212-neblina-frio-800x533-atiempo.mx_